segunda-feira, 29 de março de 2010

Bahia Meio Dia

Sodake e Patrícia

Gente, não aguentei! Depois do que eu vi (ou que eu não vi) hoje no Bahia Meio Dia, tenho que escrever alguma coisa! Pra começo de conversa, eu quero deixar bem claro que nunca fui admirador do trabalho jornalístico da Rede Bahia como um todo. É claro que eles acertam de vez em quando, mas o balanço geral (sem querer fazer trocadilho com o programinha de péssimo gosto da TV Itapuã) é horrível, e o destaque maior é o Bahia Meio Dia.
Como pode existir um jornal tão desinteressante, com notícias tão irrelevantes, entrevistas mal programadas e conduzidas? Aff! Não dá, não dá, não dá! Que saco!
A edição estadual do jornal já é um fiasco por si só, com pautas voltadas principalmente pra lazer, cultura e saúde, mais parece um Mais Você regional, comandado por Patrícia Nobre e seu Louro José(Fernando Sodake). Só falta a culinária diária, que aparece apenas de vez em quando. É perceptível a completa ausência de temas relacionados a política estadual, economia e problemas sociais. É bem verdade que o horário de meio dia exige um jornal mais leve e menos sério, mas isto não significa tornar-se líder de audiência no horário (como os âncoras adoram afirmar)ignorando completamente temas importantes para a comunidade em geral.
O Bahia Meio Dia regional da minha cidade, realizado e transmitido pela Tv São Francisco de Juazeiro, também não fica devendo em nada para a edição estadual. A falta de foco domina a produção das matérias. Reportagens que não dizem a que veio, de completa irrelevância, matérias de cultura que contemplam porções mínimas da população juazeirense são onipresentes. Além disto é perceptível o despreparo da equipe pra colocar o jornal no ar, com exceção da âncora Maria Lima e da repórter Gisa Ramos, todo o resto se estabelece como um completo caos. A impressão é de que as edições de texto e imagem foram feitas durante um incêndio da TV, e a própria transmissão ao vivo do telejornal é comprometida por diversas falhas técnicas. Aliás, transmissão esta que só se segura com Maria Lima apresentando.
Atenção senhores cabeças da TV Bahia e TV São Francisco, o público merece ser respeitado. Tá mais do que na hora de investir em recursos humanos né? Espelhem-se no Jornal Hoje, que também tem um perfil mais leve, pra família, mas que não abstrai assuntos de interesse geral da população, quem sabe assim um dia não se atinge a qualidade que nós merecemos?

Beijosnãomeliga!

3 comentários:

  1. Como diria minha amiga Luma: "Dê a César o que é de César".
    Maria Lima e Gisa Ramos realmente têm destaque porque estão empenhadas desde o começo em fazer um jornalismo de qualidade e relevância.
    Quanto ao Bahia Meio dia, OLHA QUE SINCERAMENTE HEIN?! Não dá mesmo. Aquela loira do cabelo mal amanhado é muito ruim, as passagens são bruscas... AFF!!! E a coisa piora quando quem apresenta com ela é aquele velhinho que atropela o texto a cada 10 segundos.
    Abraço Carlos!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  2. Olha eu sei que como estudante de jornalismo deveria assistir aos noticiarios, mas sinceramente o Bahia Meio-Dia me dá naúseas, aquela Patrícia querendo bancar a Sandra Annerberg misturada com Fatima Bernardes é o Ó! além dos assuntos puramente soteropolitanos que em nada representam o nome do jornal - BAHIA MEIO DIA - affe.

    Quanto ao regional, não podemos nos esquecer que está subordinado a Salvador, tudo bem não justifica a falta de qualidade, mas a explica em partes...

    bem, OLHA que sinceramente eu curti o blog. Voltarei mais vezes! XerOo

    ResponderExcluir
  3. Carlos,

    Gostei de ver a sua crítica tão aguçada. Talvez, falte não só investimentos em recursos humanos, mas no próprio aparato técnico.
    O que acontece nas emissoras estaduais e no nosso caso local é a falta de investimento em tecnologia.
    No entanto, uma dica para nós futuros comunicólogos, nós podemos mudar essa realidade.
    Olha que sinceramente faltava um blog assim com esse senso crítico. Também, não espararia outra coisa de ti. VC É O CARA!

    Meg Macedo.
    Beijos!!!

    ResponderExcluir